4.8.10

As lições em andamento...


Só pra listar algumas delas, são elas as lições que atualmente a vida me convida a praticar...

Lição da paciência, a mais difícil de todas, ao menos para mim. Implica em aceitar a velocidade do outro, que na maioria das vezes não combina com a minha. Implica em ter fé (desta parte eu gosto, sim!). E implica em aceitar a total falta de onipotência, qualidade que é quase sempre meu objeto de desejo.

Lição do desapego, a qual vem sendo constantemente praticada e muito em breve não será mais um exercício a ser repetido tão intensamente. Implica em deixar de lado as muitas coisas que me são importantes, ou desejáveis, ou atraentes, ou tudo isso junto. Implica em focar apenas no que é necessário. Logo mais, apenas no que é essencial. Mas sinto que essa tem sido uma das lições mais fáceis.

Lição do perdão, solidamente atracada à memória das coisas móveis e imóveis, ao sentimento armazenado nas paredes da alma e do coração. Acompanhada de entendimento, fica leve de praticar. O difícil é conquistar esse entendimento, ou pelo menos tentar conquistá-lo. Na verdade, já me contento em querer perdoar. Parte chata da lição: colocar-se no lugar do outro para entender razões/motivos que movem as ações humanas. Nem sempre tenho vontade de pensar sobre as razões do outro, e nem mesmo sobre as minhas.

Lição da razão, tranquilíssima aos sentidos quando as coisas do lado de fora se encontram em tempos de calmaria. De extrema dificuldade quando chega a tempestade. Nunca foi meu forte. Eu nem mesmo tenho atração por pessoas ou situações racionais, prefiro tudo queimando à flor da pele com direito a gritos e risos em qualquer situação. Gosto da loucura, da insanidade, dos delírios. O racional me entedia, a calmaria me irrita, a falta da intensidade me aborrece. Infelizmente a lição é necessária, porque eu adoraria se ela pudesse ser facilmente dispensável.

Para atravessar tudo isso mantendo a classe, a linha e sem descer do salto: amor, tranquilidade e bom humor. Três ingredientes sem os quais fica praticamente impossível prosseguir...

Nenhum comentário: